fbpx

Constelação

Em algum momento da sua vida você já deve ter passado por dificuldades emocionais, sentimentais, dilemas difíceis, problemas que nem sempre sabemos a sua origem ou o motivo que nos faz sentir assim. Estas dificuldades podem ser vividas a partir de nossos sistemas familiares e é isso que a Constelação Familiar estuda. Desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica bastante intrigante que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações. Estas primeiras pistas foram descobertas nas tribos zulus em uma das missões de Bert na África.

Quando uma pessoa estranha é indicada para representar uma família ou uma pessoa de grupo familiar, mesmo que não a conheça, acaba reproduzindo sintomas físicos e comportamentos parecidos desse grupo ou pessoa sem necessariamente saber algo a respeito dela.

Durante a investigação fenomenológica feita na prática das constelações, é possível compreendermos que muitos de nossos problemas, doenças, incompreensões e sentimentos ruins podem estar ligados a outros familiares que passaram por essas mesmas adversidades, mesmo que sem um contato direto. A constelação explica que há um padrão de comportamentos que se repetem de forma vertical, sequencial ou não (que atravessa uma ou mais gerações) de forma inconsciente. Hellinger propôs que há uma “inteligência familiar”, uma força soberana e inerente que rege os sistemas, alinhada e norteada pelas Ordens do Amor:

1 – O PERTENCIMENTO: Quando você nasceu um lugar especial, único e insubstituível. Qualquer tentativa de exclusão, de injustiça, haverá a devida compensação e consequência. A força que você faz para excluir alguém é exatamente a mesma força que o mesmo fará para ficar.
Exemplo de violação desta lei: “Mãe, obrigado por ter sido pai e mãe na minha vida” (exclusão do pai).

2 – A TROCA: O dar e receber equilibrado traz paz no coração. Na medida que doo algo valioso, recebo o devido valor em troca. Assim se equilibram as relações de trocas afetivas e nos negócios também.  O barco só vai para frente se os dois lemes forem remados juntos.

Exemplo de violação desta lei: “Faço mais barato para ti que é meu amigo” (se no fundo houver um peso em dar um desconto é por que descompensou o sistema de trocas)

3 – A HIERARQUIA: Todas as pessoas que pertencem ao sistema sofrem a inclinação da ordem de procedência, ou seja, quem nasceu primeiro, têm preferência no sistema. As pessoas que vieram depois, sentem paz quando estão nos seus devidos lugares. Sofre aquele que quer subir um degrau do qual não lhe pertence.

Exemplo de violação desta lei: “Meu pai e minha mãe não foram feitos um para o outro, eu sei que se eles se separarem é o melhor a se fazer”. Aqui me coloco na posição de decidir por alguém que não tenho este poder. Os filhos que vivem a vida dos pais, não encontram o seu próprio caminho.

Quando vivemos em alinhamento com esta ordem, sentimo-nos grandes, fortes e em paz.

Como funciona a Constelação Familiar na prática?

NÃO HÁ SESSÕES DE CONSTELAÇÃO. Todo bloqueio, problema vigente é resolvido de forma pontual durante este processo.  Quando um cliente resolve estudar esse método, ele apresenta um tema que será trabalhado para seu constelador (o terapeuta). Com isso, o profissional irá solicitar informações sobre os membros de sua família que passaram por experiências fortes como graves doenças, assassinatos, mortes precoces, problemas de relacionamentos, além do número de irmãos, casamentos anteriores e etc.

Com essas informações, o terapeuta pede que o cliente escolha membros da família a serem representados pelos participantes do grupo e a partir daí, de forma fenomenológica o constelador está preparado para relacionar as vivências desses membros com o de seu cliente, com as ordens do amor, e as interconexões familiares. Após esta sintonização e compreensão dos fatos, é possível por meio de técnicas especiais alinhar a alma do cliente em ressonância com a inteligência do campo familiar. Com isso, ele e o cliente encontrarão uma solução para que os representantes encontrem um lugar em que se sintam bem, confortáveis e incluídos dentro do grupo familiar.

Quais os tipos de atendimento com a Constelação?

Workshops em grupos, atendimentos individuais com bonecos presencial e online são as formas de abordagem utilizadas. Você irá encontrar mais informações sobre cada uma destas modalidades em Serviços. Confere lá.

Onde esse método é aplicado?

No âmbito pessoal compreendendo as próprias angústias, medos e bloqueios para liberar o seu direito de viver e lutar pela sua felicidade sem carregar mais nenhuma história do passado, torando sua vida mais LEVE.

Nos relacionamentos familiares entramos em contato direto com a energia que gera a vida, com nossos antepassados, pais e por fim nós mesmos. Das experiências que estávamos presentes carregamos uma história, das inconscientes, outra. Quando tudo isso é posto à olho nu diante de uma constelação conseguimos reorganizar as partes do sistema afim de liberar o fluxo energético em direção a vida.

Nos relacionamentos amorosos é possível identificar as causas de você sofrer com o ou os seus relacionamentos. Normalmente histórias se repetem e há como dissolver este enredo para deixar você livre com a sintonia do Amor.

No processo de saúde e doença podemos compreender que todo processo de doença, nada mais é do que a tentativa inconsciente de fazer alguém viver eternamente em nossos corações. Quando desidentificamos este campo é possível reduzir consideravelmente os sintomas físicos e psíquicos da doença.

Na vida profissional é possível observar o seu histórico nesta área. O servir é a forma como você deixa seu legado aqui na terra. Qual legado você tem deixado ultimamente? Normalmente dificuldades de receber ordens, trocar de emprego várias vezes, não se sentir “realizado” com o emprego que tem e muitas vezes fazer uma faculdade por pressão dos pais são frutos de processos sistêmicos que ao serem reorganizados, é possível você retomar a sua “livre-escolha” para decidir a forma como você irá SERVIR a si mesmo e a Existência Maior.

Nas empresas e empreendimentos podemos perceber que diante do olhar sistêmico, toda empresa possui uma Alma que funcionam quase que da mesma forma que o sistema familiar. Empresas com almas sincronizadas com a Inteligência Familiar tendem a ser mais prósperas do que as outras. Normalmente grandes empreendedores, milionários, possuem grandes valores que permeiam a forma como a empresa oferece seus serviços. É o caso da livraria cultura, empresa com faturamento anual de R$500 mi (2015), utilizou da Constelação Familiar para conseguir reorganizar as formas de execução empresarial e ajudar aos donos da empresa a utilizar novas abordagens de gestão de pessoas. Confira:

https://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2015/02/dificil-tarefa-de-profissionalizar-livraria-cultura.html

O Constelador é um profissional formado por uma universidade?

Sim. Também. Você sabia que a Constelação Familiar é a primeira terapia não-convencional a possuir um curso de graduação e pós-graduação no mundo? Ela está situada na Universidad Multicultural do México – CUDEC. Curso este chancelado, apoiado e revisado pelo próprio Bert Hellinger. No Brasil temos a formação pela Hellinger Schule – A Escola do Hellinger que é considerado um curso de extensão da faculdade Innovare em São Paulo da qual foram formados os meus mestres.

Constelação não é terapia, grupo de apoio, misticismo, religião, autoajuda. Constelação Familiar é uma abordagem vivencial que nos possibilita alinhar-se com a vida novamente em um aspecto muito amplo. É possível ser feliz sem constelar? Sim. É possível ter dinheiro sem constelar? Sim. É possível ter uma boa relação com os pais? Sim. Normalmente se você atende estes critérios é por que inconscientemente você teve a grande oportunidade de alinhar-se com a vida, diante do seu tempo de vida e o tempo natural que os dilemas do passado puderam ser dissolvidos. A Constelação é para você que quer resolver uma dor que grita dentro de você, que há muito tempo te cansa e que você já não consegue mais viver com isso.

Quando buscar este atendimento?

Se esta pergunta instigou algo em você, não espere. Busque agora. Mas Edipo, tenho medo do que vou ver. Ok! Não tem problema, se você não tivesse medo talvez você não precisasse de um constelador, e para isso eu estou aqui. Saiba que o meu propósito mais profundo é tornar o seu possível. Então confie! A constelação não é a salvação do mundo, mas é uma das mais intensas e épicas de todos os tempos.

Sobre os serviços

Workshop de Constelação Familiar – WORKSHOP ABERTO

Uma das possibilidades é o workshop aberto. Nesta modalidade temos as pessoas que irão constelar (constelantes) e as pessoas que irão apoiar o grupo no processo terapêutico (participantes/representantes). Indicado para quando há um número menor de pessoas para constelar.

– Duração média: 4h

-Nº mínimo de Constelantes: 5 pessoas

-Nº mínimo de participantes (outras pessoas convidadas): mínimo 10 pessoas

-Parada para coffee break

– Não é necessário expor detalhes da vida particular da pessoa. As perguntas que faço em um processo desses tem intenção investigatória e não especulativa.

 

Workshop dez de 2017

IMERSÃO VIVENCIAL SISTÊMICA

Já pensou viver um dia inteiro de imersão distante de tudo o que te intoxica e se abrir as mais novas possibilidades do ser? Nesta modalidade fechamos um grupo de participantes interessados a constelarem seus temas, ou seja, TODOS passarão pelo processo da Constelação de um/mais temas particular(es) e o valor se torna democrático. Ideal para grupos de trabalho, professores, conhecidos e grupos interessados a atingir a excelência do ser. Mesmo sendo um trabalho fechado os temas continuam sendo trabalhados individualmente um após o outro.

– Duração média: 40min por pessoa. (normalmente é um evento de dia inteiro, dois turnos ou de final de semana)

-Nº de Constelantes:  mínimo 10 pessoas. Ideal 15 pessoas. máximo 20 pessoas.

-Nº de Participantes: NÃO HÁ PARTICIPANTES

-Parada para coffee break/ almoço

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS COM BONECOS

Esta modalidade é para pessoas que não querem esperar um próximo grupo. O atendimento é feito individual em um ponto terapêutico, pode ser a casa de alguém, um espaço holístico, um consultório da sua cidade. O resultado é exatamente o mesmo que as outras formas da constelação.

– Duração média: 1h30 por pessoa

-Nº de Constelantes: 1 pessoa.

 

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS COM BONECOS ONLINE

Esta modalidade é para pessoas além de não quiserem esperar os próximos grupos não tenham condições de participar dos atendimentos presenciais.  Ideal para pessoas de outras cidades, estados e países. O atendimento é feito via Skype ou Zoom. Pode ser feito em qualquer lugar, mediante algumas recomendações:

-Permanecer em local silencioso durante a vídeo-chamada

– Estar 100% presente sem distrações outras durante o atendimento

– Efetuar o pagamento da consulta até 24h antes do atendimento.

– Duração média: 1h30 por pessoa.

WhatsApp chat